top of page

        A freguesia do Guardão serve de miradouro à serra do Caramulo. Dela avista-se todo o vale, que se estende até à serra da Estrela e que se confunde no seu lado direito com a serra do Açor. Toda a paisagem é de uma beleza indescritível.
        Ao chegarmos ao Guardão visitamos a igreja matriz e recordamos a tão bela festa, chamada Festa das Cruzes. As freguesias circundantes participam nesta festividade chegando em procissão, com suas cruzes bem engalanadas com flores e ouro, ao adro da igreja. Aí, as cruzes abraçam-se como que dizendo ao “ homem” que a vida é linda e revestida de amizade e compaixão pelos outros.
        Continuando o percurso de subida, chegamos à vila do Caramulo, com os seus museus, os seus parques, um misto de cultura, de paisagem e vegetação luxuriante. Não há local desta vila, onde a vista não seja digna de um bom momento de surpresa perante o que aparece aos nossos olhos.
      Toda a beleza verdejante continua enquanto passamos o Ceidão, o Cadraço e chegamos ao Cabeço da Neve. Aqui o homem consegue voar, tanto em sonho, como através da rampa de parapente aí existente. Voltamos ligeiramente para trás e dirigimo-nos ao Caramulinho, o ponto mais alto da serra, que em todo seu esplendor, permite ver o mar, que de tão azul contrasta com o verde da serra.

Guardão

 

Copyright 2012 © André Henriques

  • vimeo
  • twitter
  • facebook
bottom of page